Todos edifícios climatizados artificialmente de uso público e coletivo, devem possuir um Plano de Manutenção, Operaçção e Controle PMOC.
Os proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), deverão manter um Plano de Manutenção, Operação e Controle PMOC
O plano de reforma deve ser elaborado por profissional habilitado e por apresentar a descrição de impactos nos sistemas, subsistemas, equipamentos e afins da edificação, e por encaminhar o plano ao responsável legal da edificação em comunicado formal para análise antes do início da obra de reforma. O plano deve atender as condições impostas pela norma.
Avaliação em imóveis, equipamentos, instalações e bens residenciais, comerciais e industriais.
Elaboração de laudo técnico e perícias sobre imóveis, obras, estruturas. Conhecimento específico do profissional sobre a operação de um patrimônio dentro do processo fabril e viabilidade de uso em outra aplicação, dentro deste prisma o responsável técnico pela avaliação mensura intrinsecamente o patrimônio em um ambiente econômico.
A Análise de Modos, Falhas e Efeitos, FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método que a engenharia utiliza para prevenir falhas e analisar os riscos em um processo de reforma, através da identificação de causas e efeitos para identificar as ações que serão utilizadas para inibir as falhas.
Modo de falha está relacionado ao fato de como um processo de reforma pode ser levado a operar de maneira deficiente e é composto por três elementos: efeito, causa e detecção.
✓ Efeito é a consequência que a falha pode causar ao cliente;
✓ Causa é o que indica a razão da falha ter ocorrido;
✓ Detecção é a forma utilizada no controle da reforma para evitar as falhas potenciais.